EXERCÍCIO FÍSICO PÓS-PARTO

EXERCÍCIO FÍSICO PÓS-PARTO

O nascimento do bebé provoca uma grande mudança e a mãe precisa de um tempo de adaptação para reestruturar sua rotina. Durante esse período, é comum deixar um pouco de lado os cuidados pessoais, apesar da ansiedade por recuperar a antiga forma. Para tornar essa fase mais agradável, é importante voltar a praticar exercício físico assim que o médico permitir.

Antes de iniciar o exercício físico após o parto tenha em atenção às seguintes recomendações:

Comece o exercício físico devagar durante as primeiras seis semanas. Faça caminhadas a uma velocidade confortável, e não importa se só conseguir caminhar dez ou 15 minutos nos primeiros dias. O importante é aumentar gradualmente a intensidade do exercício após qualquer período de inatividade.

Beba bastante líquido durante o treino. A atividade física não costuma prejudicar a amamentação, mas a falta de hidratação atrapalha a produção de leite materno. Algumas pesquisas sugerem que exercícios de alta intensidade podem causar acúmulo de ácido lático no leite, gerando um sabor amargo que faz com que o bebé o rejeite.

Seja paciente, o corpo sofre mudanças significativas durante a gravidez e é muito difícil recuperar a forma anterior em apenas alguns dias. Não desanime porque com um plano de exercícios adequado e uma boa alimentação (fundamental também para a amamentação), os resultados aparecem em poucos meses.

Preste atenção aos sinais do corpo pois é normal sentir mal-estar e cansaço após o parto. Apesar dos benefícios da atividade física, o excesso de exercícios nessa fase pode ser contraproducente. Descanse o suficiente entre os treinos e, ao menor sinal de dor provocada pela atividade física, pare de se exercitar e consulte um médico.

Exercícios de alto impacto, como correr, saltar ou levantar muito peso, não são aconselháveis numa fase inicial.

Quanto aos benefícios do Exercício Físico Pós-Parto em grupo (com mamãs e bebés) são os seguintes:

    Melhoria da Auto-estima (a mamã começa a sentir-se melhor com o seu corpo e tem mais facilidade em retomar o peso que tinha antes da gravidez).Melhoria da saúde e corpo (diminuição do peso, perímetro da cintura, massa gorda; melhoria na mobilidade; tonificação muscular; melhoria da postura reforçando os músculos posteriores e anteriores do tronco bem como dos braços para ajudar a segurar o bebé, etc.).
    Convívio, evitando a depressão pós-parto (sair de casa e estar com outras mamãs na partilha experiências).
    Aumenta o desejo sexual (aumenta o bem-estar e confiança).
    Acompanhamento do bebé (poderá levar sempre o bebé, não havendo desculpa de que não tem com quem fique com o bebé).

Mamã, já o fez o seu treino de hoje?